Na época medieval, os poemas eram sempre cantados e acompanhados de instrumentos musicais e de dança, e, por esse motivo, foram denominados cantigas.
Cantiga de amor
* eu lírico masculino;
* predomínio das ideias;
* assunto principal: o sofrimento amoroso do eu lírico perante uma mulher idealizada e distante;
* amor cortês, convencionalismo amoroso;
* ambientação aristocrática das cortes;
* forte influencia provençal;
* vassalagem amorosa: o eu lírico usa o pronome de tratamento “SENHORA”.
* predomínio das ideias;
* assunto principal: o sofrimento amoroso do eu lírico perante uma mulher idealizada e distante;
* amor cortês, convencionalismo amoroso;
* ambientação aristocrática das cortes;
* forte influencia provençal;
* vassalagem amorosa: o eu lírico usa o pronome de tratamento “SENHORA”.
Cantiga de amigo
* eu lírico feminino;
* predomínio da musicalidade;
* assunto principal: o lamento da moça cujo namorado partiu;
* amor natural e espontâneo;
* amor possível;
* ambientação popular rural ou urbana;
* Deus é o elemento mais importante do poema;
* pouca subjetividade.
* predomínio da musicalidade;
* assunto principal: o lamento da moça cujo namorado partiu;
* amor natural e espontâneo;
* amor possível;
* ambientação popular rural ou urbana;
* Deus é o elemento mais importante do poema;
* pouca subjetividade.
Cantiga de escárnio
* crítica indireta: normalmente a pessoa satirizada não é identificada;
* linguagem trabalhada, cheia de sutilezas, trocadilhos e ambiguidades;
* ironia.
* linguagem trabalhada, cheia de sutilezas, trocadilhos e ambiguidades;
* ironia.
Cantiga de maldizer
* crítica direta, geralmente a pessoa satirizada é identificada;
* linguagem agressiva, direta, por vezes obscena;
* linguagem agressiva, direta, por vezes obscena;
* zombaria
p Guilherme 7º C
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