segunda-feira, 9 de abril de 2012

Otelo, o mouro de Veneza - Skakespeare

Iveja e traição são pontos marcantes dest tragédia Shakspeareana.Iago trama com Rodrigo,"gentil-homem Veneziano",uma maneira de contar a Brabâncio,um rico senador,que sua filha,a bela e gentil Desdêmona,havia se casado com Otelo,o soldado mouro.
Iago era pérfido,queria se vingar de qualquer maneira e,planta o ódio em seu coração,seu alvo principal é o general;a causa de tamanho ódio é por não ter sido promovido ao posto de
tenente,Otelo promove Cássio para tal posto,Cássio é um jovem soldado Florentino e grande intermediário no romance de Otelo e Desdêmona.
Este fato deixa Iago profundamente ofendido,poi,tais promoções não deveriam ser feitas por amizade e sim pelos meios convencionais.Brabâncio acusa Otelo de bruxaria,depois que percebe que a filha fugiu para casar com o mouro.Iago se aproveita de uma conversa entre Cássio e Desdêmona,ele a pede que interceda no caso do rebaixamento de cargo,Iago então envenena Otelo contra
Desdêmona;um lenço plantado no quarto de Cássio por Iago é a prova falsa desta suposta traição;Iago convence Otelo.
Emília,que acompanha Desdêmona,a defende das acusações,em vão,Otelo mata Desdêmona,estrangulando-a,Cássio já havia matado Rodrigo,Iago mata Émília e Otelo percebe que foi enganado então se mata beijando Desdêmona.
Este ato de " enfiar o punhal em seu peito",caracteriza o herói trágico.

3 comentários:

  1. Queria saber o climax do livro. E também como que o Otelo descobriu que tinha sido enganado.
    Matheus Fillipe - 2º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Clímax da obra se dá no Ato V, cena II, quando Otelo, acreditando que sua esposa havia realmente o traído vai até o quarto onde ela dormia e, após algumas falas carregadas de extrema tensão, acaba tirando a vida de Desdêmona.

      Excluir
    2. A outra perguntinha...é só você ler a obra com atenção que entenderá o que e como aconteceu.

      Excluir