domingo, 16 de maio de 2010

Incidente em Antares - Érico Veríssimo


Publicado em 1971, Incidente em Antares é o último romance de Érico Veríssimo e se enquadra no estilo modernista, não só pelas inúmeras referências e fatos e pessoas da época atual, como também pela presença de ingredientes que configuram, no livro, o gosto modernista. De sentido claramente político, este romance tece, de um lado, o panorama sócio-político do Brasil contemporâneo; de outro, faz um fantástico julgamento dos vivos alguns mortos insepultos, numa Sexta-feira, 13 de dezembro de 1963.

A obra é, sem dúvida, como já citado, um romance. A primeira parte, contudo, dada sua linearidade e sucessividade episódica, lembra a espécie literária que chamamos de novela: cerca de um século de história fui cronologicamente, antes de o autor se deter na sua análise, em profundidade, da sociedade antarense.

Os fatos são narrados em terceira pessoa por um narrador onisciente e onipresente. destaca-se também no romance a análise da sociedade antarense, que tem obviamente conotação simbólica, objetivo esse, empreendido e executado com maestria pelo escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário