segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ritmo

Ritmo

Considerado por muitos como sendo a mística da palavra, o ritmo é uma alternação uniforme de sílabas tônicas e não tônicas em cada verso de uma composição poética.
O ritmo de um poema ainda tem muito a ver com a metrificação e a correspondência sonora provocada pela rima. Todo esse conjunto de elementos determina o ritmo da obra.
No verso livre a sonoridade rítmica obedece a um padrão próprio, não sendo governado por regras externas derivadas da alternação uniforme de sílabas tônicas ou de metrificação e rima, a essa modalidade dá-se o nome de Arritmia.


2 comentários:

  1. muito legal eu adorei saber um pouco mais sobre ritmo na prova que cair poema vou ler para poder estudar melhor

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia direito o que era ritmo mas na próxima vez eu vou estudar e tirar notas ainda mais altas. Obrigada por me ensinar este assunto tão legal e interessante de se ver. Amo fazer poemas ou poesias não só porque tenho facilidade, mas porque é muito legal de se fazer. Beijos.

    ResponderExcluir